Melhoria na mobilidade urbana aumenta a qualidade de vida em Caxias

Gerar mais qualidade de vida aos moradores é a meta da Prefeitura de Duque de Caxias com os investimentos em infraestrutura e cidadania em andamento na cidade da Baixada Fluminense. A primeira etapa dos projetos está focada em ações conjuntas: revitalização da Avenida Governador Leonel de Moura Brizola (antiga Presidente Kennedy – RJ 101); construção do Viaduto de Gramacho sobre a linha férrea; transferência de moradores da comunidade da Teixeira Mendes, às margens do Rio Sarapuí, para habitações do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), no bairro São Bento, e criação de uma área de lazer no local.

A mobilidade urbana está entre os pilares da iniciativa. Como explica o Secretário de Obras, João Carlos Grilo, a construção do viaduto e a revitalização da Avenida Governador Leonel de Moura Brizola darão fim aos gargalos no trânsito:
– Haverá mais fluidez na hora do rush, otimizando o tempo de deslocamento da população, além da segurança. Trata-se, portanto, de mais qualidade de vida.

O viaduto de Gramacho, ligando a Avenida Governador Leonel de Moura Brizola e a Avenida Teixeira Mendes, terá 320,7 metros de extensão e 10,5 metros de largura, em mão dupla. Os veículos não precisarão mais parar no sinal quando o trem passar. Também será construída uma passarela para os pedestres.

Na outra ação para a melhoria do trânsito, as obras em andamento na Avenida Governador Leonel de Moura Brizola abrangem recapeamento do asfalto, iluminação com lâmpadas de LED, sinalização sincronizada e câmeras de monitoramento, instaladas em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, funcionando 24 horas por dia, ao longo de 15 quilômetros (da BR 040, na altura do Pilar, até a divisa do município com o Rio).

O prefeito Washington Reis ressalta a importância do projeto:
– A revitalização da área do Sarapuí é uma obra incrível, que contempla o maior programa de reassentamento humano do Estado do Rio. Assim como a construção de uma área de lazer no local, onde as famílias moravam em condições desumanas e a construção do sonhado viaduto de Gramacho, obra que se fala há anos e os moradores nem acreditavam mais nela. Estamos felizes em tirar o projeto do papel e torná-lo realidade para a população.

Habitação e área de lazer

O projeto de reassentamento começou em dezembro de 2017 levando os moradores da Teixeira Mendes para os imóveis que estavam desocupados no condomínio do São Bento. Já foram transferidas 1.020 famílias. São 900 apartamentos, com 42 m², dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

Os moradores foram cadastrados pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), e as moradias ribeirinhas demolidas com autorização do cidadão. A prefeitura reutilizará os escombros das cerca de 950 casas demolidas. A previsão é chegar a mil unidades.

Segundo o Secretário de Urbanismo e Habitação, Leandro Guimarães, 90% das famílias se deslocaram para o condomínio e 10% optaram por indenização, recebendo ajuda-moradia por três meses. A prefeitura colocou à disposição transporte para a mudança.

– Resolvemos a questão de moradias em condições precárias, proporcionando apartamento com escritura e RGI (Registro Geral de Imóveis). Mas não é só isso. Foram abertas vagas em escolas e creches próximas ao condomínio para atender às crianças que mudaram de endereço – acrescenta.

Desta forma, a Avenida Teixeira Mendes ganhará uma área de lazer de 1.393 metros de extensão e 7 metros de largura, com quadras esportivas, parque de skate, pistas para caminhada e brinquedos. O espaço receberá tratamento paisagístico, e as obras também contemplarão a recuperação ambiental das margens do rio.

Criado na comunidade Teixeira Mendes, o motorista Marco Antônio de Souza Arcanjo, de 51 anos, é a imagem da felicidade com a nova moradia. Casado com Beatriz Custódio, de 38, e pai de três filhos – um casal de gêmeos de 12 e uma menina de 8 –, ele conta que não mede a alegria em ver os filhos tão felizes porque têm parquinho e quadra esportiva para brincar.

– E, agora, moramos em um imóvel próprio e de melhor qualidade, com mais segurança e boas opções de lazer para nossos filhos. Com isso, conseguimos aumentar a qualidade de vida de nossa família – conclui.

Globo.com 28/06/2018
Por PREFEITURA DE CAXIASConteúdo de responsabilidade do anunciante

Link: https://extra.globo.com/noticias/inova-caxias/melhoria-na-mobilidade-urbana-aumenta-qualidade-de-vida-em-caxias-22826641.html