Prefeitura apresentará elaboração do Plano de Mobilidade Urbana

Proposta é que documento seja articulado entre poder público e sociedade

A prefeitura de Porto Alegre apresentará nesta quarta-feira, às 14h, o processo de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PMU). Será apresentado ainda um cronograma das etapas, assim como da participação dos diferentes segmentos da sociedade durante o debate. A expectativa é construir um documento que esteja articulado entre poder público e sociedade.

A expectativa do governo municipal é conseguir finalizar o documento até o final do ano, para que seja entregue aos vereadores. Segundo o calendário previsto no Plano Nacional de Mobilidade, lançado em 2012, as prefeituras com mais de 20 mil habitantes deverão apresentar o PMU até abril de 2019.

Segundo o diretor da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Luis Ribeiro, o plano já está em construção, levando em consideração os estudos e projetos já existentes sobre a mobilidade na cidade. Ele lembrou que a cidade encontra-se em estágio avançado em alguns pontos, como no plano do transporte público e no cicloviário.

O PMU leva em consideração ainda uma pirâmide dos integrantes do transporte, sendo que a maior relevância é dada aos pedestres, seguido pelos ciclistas, transporte público, transporte de carga e, por último, o transporte individual. Ele deve conter ainda estratégias que levem em consideração os três estágios de prazos: o curto (até 5 anos); médio (entre 5 e 10 anos) e longo (mais do que 10 anos).

A elaboração do PMU contará com o apoio da WRI, que é uma organização mundial sem fins lucrativos voltada para a busca de soluções de problemas como a mobilidade urbana. A WRI já tem experiência em auxiliar outras cidades a desenvolverem os seus planos.

Segundo a coordenadora de Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil, Luiza Oliveira, o PMU é uma ferramenta sólida para garantir um planejamento de longo prazo. “É fundamental que a sociedade compreenda a relevância desse plano”, explicou.

Por Correio do Povo/r7
03.07.2018

https://noticias.r7.com/cidades/correio-do-povo/prefeitura-apresentara-elaboracao-do-plano-de-mobilidade-urbana-03072018