Desemprego é menor no interior do Brasil, mas ele concentra quase dois terços da informalidade, diz IBGE

26/07/2019

RIO  – O desemprego é menor nos municípios do interior do Brasil, mas ele concentra quase dois terços (62%) do total de trabalhadores informais do país. Os dados são de levantamento inédito feito pelo IBGE, a partir de dados da pesquisa Pnad Contínua, do primeiro trimestre de 2019. O estudo também mostra que a renda média dos …

Taxa de desemprego na Paraíba é a menor do Nordeste, aponta IBGE

26/07/2019

A Paraíba apresentou a menor taxa de desemprego do Nordeste no primeiro trimestre de 2019, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (24). Conforme levantamento a partir de microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), a taxa de desemprego da Paraíba foi de …

Reajuste dos pedágios altera a tarifa de linhas intermunicipais em quatro regiões metropolitanas

26/07/2019

Em razão do reajuste de pedágios pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo, no dia 1º de julho, 54 linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU terão acréscimos de R$ 0,05 a R$ 0,15 nas tarifas a partir deste domingo, dia 28 de julho. Os reajustes ocorrerão apenas em parte das 862 linhas gerenciadas e …

Mananciais – Billings exemplifica um dos maiores desafios nas regiões metropolitanas: planejamento urbano, por Sucena Shkrada Resk

26/07/2019

Aos 94 anos, a Represa Billings, na Bacia Hidrográfica do Alto-Tietê, é considerada como “a maior caixa d´agua” da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), além de ser um destino ecoturístico em certos trechos, utilizada para controle de cheias no rio Pinheiros e fonte para a geração de energia na Usina Hidroelétrica Henry Borden, em …

O plano cicloviário de SP, a integração dos modos e a autoridade metropolitana

11/07/2019

A discussão dos modos de transporte nunca esteve não ativa. Podemos dizer que o ponto de inflexão na discussão foi em 2009 com a criação da ciclofaixa de lazer. Posteriormente em 2011 eram implantadas as primeiras ciclorotas e ciclofaixas. Em 2012 vieram as primeiras bicicletas compartilhadas e desde então a “mobilidade urbana” vem sendo pauta …

Segunda edição de simpósio discute planejamento metropolitano em Manaus

05/07/2019

Estão abertas as inscrições para o II Simpósio do Observatório da Região Metropolitana de Manaus, que vai acontecer entre os dias 24 e 26 de julho e vai discutir temas como planejamento e gestão metropolitana aplicados à realidade brasileira e amazonense. Realizado pelo Observatório da Região Metropolitana de Manaus (ORMM) e pela Fundação Vitória Amazônica (FVA), o evento de …