Prefeitura realizará estudo do padrão de viagens para melhorar mobilidade urbana na Capital

A Prefeitura de Fortaleza começa a partir do dia 5 de fevereiro a realização da pesquisa Origem-Destino 2019 na Capital e Região Metropolitana. A ação tem intuito de mapear o padrão de viagens da população da região para elaborar ações de melhoria.

Luiz Alberto Sabóia, secretário-executivo de Conservação e Serviços Públicos, explicou que o levantamento vai identificar a origem e o destino no cotidiano das pessoas. Ele destaca que a intenção é mapear as informações obtidas para proporcionar avanços no sistema de mobilidade urbana da Capital.

Como objeto de estudo, cerca de 23 mil residências serão visitadas para coleta de dados. As informações obtidas serão armazenadas em um banco de dados, que auxiliarão na criação de projetos.

Os proprietários das residências sorteadas receberão uma carta informando a visita. Além disso, é possível esclarecer dúvidas em relação aos pesquisadores na Central Exclusiva dos Entrevistados, por meio do número 156. Conforme a Prefeitura, o atendimento funciona em qualquer dia e horário da semana.

O entrevistadores realizarão perguntas como origem e destino das viagens realizadas, os motivos do deslocamento, os meios de transporte utilizados, tempo de trajeto, entre outras informações. A Prefeitura destacou ainda que os pesquisadores estarão identificados com camiseta, crachá e documentos de comprovação no momento da entrevista. O órgão garante sigilo com as informações obtidas.

Os domicílios sorteados obedecerão critérios como a quantidade de municípios em cada zona analisada, além da classificação de renda, obtidos por meio de dados da Enel e do Censo.

Fonte: O Povo Online

Data: 29/01/2018

Por: redação

Link: https://www.opovo.com.br/noticias/fortaleza/2019/01/prefeitura-realizara-mapeamento-de-viagens-para-melhorar-mobilidade-ur.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *