Diálogos Metropolitanos aproxima universitários para debater planejamento e desenvolvimento urbano – Maranhão

O Encontro para os Diálogos Metropolitanos do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), com edição na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foi realizado, segunda-feira (17), no campus Dom Delgado, em São Luís, pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), em parceria com o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos do Maranhão (Imesc) e a Agência Estadual Metropolitana (Agem).

O objetivo do evento é aproximar a sociedade das discussões envolvendo o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGSL).

Esses encontros são organizados em universidades públicas e privadas da região, com foco na discussão dos eixos de desenvolvimento ligados aos temas territorial, sociodemográfico e econômico. Em novembro, foi realizada a edição na Cidade Universitária Paulo VI, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). O evento já aconteceu, também, na Universidade Dom Bosco e na Universidade Ceuma.

O presidente do Imesc, Felipe de Holanda, disse que discutir o PDDI com a comunidade acadêmica é estar atento às especificidades e interesses de cada cidadão. “Debatendo dentro das universidades, desejamos ampliar, para o universo acadêmico, a agenda de desenvolvimento da região metropolitana, na perspectiva de fortalecimento das políticas públicas, ao passo que tanto o aluno quanto o professor poderão contribuir, de forma qualitativa, em cada um dos eixos que estamos abordando”.

O secretário-adjunto de Assuntos Metropolitanos da Secid, José Antônio Viana Lopes, destacou que o PDDI direciona as ações, projetos, programas e políticas públicas que os municípios vão implementar junto com o Governo do Estado para o desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande São Luís. “Este instrumento de planejamento é fundamental para que a RMGSL passe a funcionar como uma entidade de gerenciamento compartilhado que resolvam os problemas que afligem a população maranhense”, explicou.

PDDI

O PDDI visa construir um processo de planejamento metropolitano, envolvendo as cidades que compõem a Região Metropolitana da Grande São Luís, com participação dos órgãos de gestão municipal, estadual e federal, contando, ainda, com o apoio da sociedade civil organizada em seus movimentos sociais, associações empresariais e populares.

A RMGSL, regida pela Lei Complementar Estadual nº 174/2015, abrange 13 municípios – com uma população de 1.590.138 habitantes. Os municípios são Alcântara, Axixá, Bacabeira, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Paço do Lumiar, Presidente Juscelino, Rosário, Raposa, São José de Ribamar, Santa Rita e São Luís.

Fonte: Folha Nobre

Data: 18/12/2018

Por: redação

Link: http://folhanobre.com.br/2018/12/18/dialogos-metropolitanos-aproxima-universitarios-para-debater-planejamento-e-desenvolvimento-urbano-maranhao/210965

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *